Projeto desenvolvido pelos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais, o CAV (Coletivo de Artes Visuais) surgiu com o objetivo de estimular a integração e troca de experiências entre acadêmicos(as) do Curso e demais membros da comunidade, por meio da democratização da Arte e valorização de artistas locais.
Redação do Cozinha Gráfica
Índice de acesso rápido:
- Início do CAV
- Captação de recursos
- Intervenções nas paredes de salas da Unimontes
- Feira cultural CAV 2023
- Próxima etapa: ações na comunidade externa e nas escolas
A ideia do CAV surgiu em outubro de 2022, por iniciativa do acadêmico Phelipe Mateus, levando em consideração a pluralidade de pessoas e interesses existente no Campus e a pouca promoção de manifestações artísticas observada no espaço físico da Universidade, bem como a baixa visibilidade do Curso de Artes Visuais.
O projeto passou por aprovação do Colegiado do Curso de Artes Visuais e, imediatamente, começou a pôr em prática suas ações. Desde então, o CAV já organizou uma rifa de captação de recursos, minicursos de capacitação, intervenções artísticas nas paredes da salas e uma feira cultural.

Para mascote, a figura da capivara foi adotada pois, ainda que não seja um animal comum na cidade de Montes Claros/MG, é popular nas redes sociais: presente em diversos memes, numa ampla variedade de contextos cômicos, representa a acessibilidade do conteúdo produzido pelo projeto, que pode chegar a qualquer pessoa, em qualquer lugar.
Nesse sentido, fazendo jus ao seu caráter coletivo e integralizador, o CAV tem se mostrado importante meio para que os alunos e alunas assumam protagonismo da produção cultural universitária, trazendo representatividade discente direta nessa esfera, ocupando espaços muitas vezes ociosos da Universidade com autonomia de interesses e criação, bem como instigando e dando espaço para criadores locais.
A seguir, um breve histórico das suas ações inicias que, nesse primeiro momento, foram coordenadas pelo seu idealizador, Phelipe Mateus, junto com a Nadla Luiza (Nalu), também acadêmica de Artes Visuais.
Captação de Recursos

Por se tratar de uma iniciativa autônoma, o projeto promoveu ações para arrecadação de recursos financeiros e materiais.
Uma delas foi uma rifa através da internet, no Instagram do projeto (https://www.instagram.com/cav.uni/), com sorteio de produções dos próprios membros, além de inúmeras solicitações de apoio feitas às empresas do ramo artístico.
O projeto obteve apoio da Canson, com doações de alguns materiais essenciais para o desenvolvimento das ações.
Intervenções nas paredes de salas da Unimontes
Como proposta inicial de consolidação do projeto, um grupo formado por acadêmicos dos cursos de Artes Visuais, Teatro, Filosofia e membros da comunidade externa reuniu-se para planejar e produzir murais artísticos nos espaços internos da Universidade.
“Tratou-se de uma maneira de dar ao local a identidade daqueles que por ali passam, ocupam, desocupam”, diz Phelipe, idealizador do projeto.
Para a realização da ação, houve, num primeiro momento, oficinas de capacitação dos participantes, que ocorreram nas próprias salas onde seriam feitos os murais. Foram ensinadas técnicas de ampliação de imagens para grandes suportes e de pintura com tinta acrílica, com os materiais arrecadados pelo projeto.
Registros das oficinas de capacitação promovidas pelo CAV.
A produção dos murais ocorreu em fevereiro deste ano, durante o período de planejamento letivo, antes do retorno às aulas. Os participantes foram divididos em cinco equipes e os temas das pinturas foram escolhidos através de voto coletivo. Ao final, foram eleitos: Amar.te, Arte e Tecnologia, Troca de Saberes, Brasilidade Plástica e Superação.








Feira Cultural CAV 2023
O culminar do primeiro ciclo de iniciativas do CAV aconteceu nos dias 9 e 10 de março, com a realização da primeira feira cultural do projeto no Prédio do Centro de Ciências Humanas, no Campus Sede.
Junto com as ações de arrecadação de recurso para pintura dos murais, foram arrecadados também materiais para montagem dos estantes e execução geral da feira, bem como roupas e livros para venda em brechós e sebos.
A feira contou com estantes de venda de artesanato e obras de arte, com diversas variedade de objetos à venda: pinturas, esculturas, desenhos e aquarelas em pequenos formatos, placas decorativas, sketchbooks, colares e brincos, velas aromatizadas, ecobags, bottons, vasos de cerâmicas pintados a mão, dentre outras coisas.

Além dos objetos à venda, o evento também teve exposição de obras do artista Cleiton Oliveira, aluno do curso de Artes Visuais da Unimontes, exposição do professor Hélio Brantes, e instalação artística do professor Lucas Carvalho, ambos também do Curso de Artes Visuais. Além de shows ao vivo de alguns cantores e bandas locais, muitos dos quais alunos do Curso de Música, e sarau poético com microfone aberto ao público.
Estantes
Sarau poético
Shows
Exposições
Próxima etapa: ações na comunidade externa e nas escolas
Após esse bem-sucedido ciclo inaugural, o CAV pretende, no restante de 2023, levar ações de promoção e acesso à Arte para além dos muros da Universidade em eventos como simpósios, feiras e oficinas.
O foco será direcionado principalmente para ações com estudantes da Rede Pública de Ensino da Educação Básica e comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica, tendo em vista a forma precária e obsoleta com que o Ensino da Arte (e de demais áreas do conhecimento) chega para esta população.
A capivara do CAV, portanto, logo dará novos pulos e ocupará outros espaços, levando Arte, Educação e Cultura por onde passar.
Abaixo, segue a lista de todos os membros participantes do projeto. Para acessar seus Instagrams, basta clicar nos botões:
Estantes:
Apresentações musicais:
Sarau poético:
Coordenadores:
Colaboradores do CAV
(Ciclo 2022-23):























































