Mostra de vídeos CineÂnima 2023
Transmutar o processo videográfico em stopmotion do experimento de aula para a realização completa e bem-acabada. Essa foi a sinopse que embasou as ações deste ano da disciplina Arte e Tecnologia II, do 7º período do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Unimontes.
A partir dessa premissa, dois enredos se desdobram para cada um dos cinco grupos da matéria: o enredo do projeto a ser gravado e o enredo da jornada de se aprender a fazer um vídeo no processo de fazê-lo.
Mutuamente influentes e permeáveis, esses dois enredos são chave para a nomenclatura escolhida para essa edição do Festival CineÂnima: Narrativas. Tratam-se de narrativas que estão nos vídeos. E narrativas que estiveram nos bastidores da produção.
De um lado, uma jornada dividida nos âmbitos clássicos da pré-produção, produção e pós-produção. Do outro, a jornada do processo de aprendizagem.
Se uma narrativa cinematográfica tradicional envolve a divisão em começo, meio e fim e o ponto de virada, aprender a fazer produções que queiram escapar da simples experimentação tem algo de semelhante. Particularmente, a exigência desse momento de ruptura e mudança de postura dos personagens principais.
Assumir o uso consciente da gramática cinematográfica, descolar-se do “está bom assim” para reivindicar o “pode melhorar“, adentrar na estafa das infinitas repetições de tomadas e, por fim, usar dos melhores recursos de pós-produção disponíveis (pela primeira vez, os stopmotions realizados foram finalizados com interpolação por Inteligência Artificial) para fazer o material florescer são narrativas que estão por detrás das narrativas aqui apresentadas.
Os vídeos resultantes, ainda que pequenos em duração, são grandes no significado da sua realização. Representam essa transmutação: do projeto para realização plena.
Cada história contada procurou entender e incorporar a espacialidade cinematográfica, muitas vezes incluindo o espaço da Universidade como cenário, fazer bom uso do jogo de câmeras – mesmo que, na maioria dos casos, tenham sido gravados com celular – e assimilar sua filiação a determinado gênero estabelecido para constituir uma narrativa completa.
Concomitantemente, cumpriram xs alunxs uma outra jornada, igualmente cinematográfica, consagrada pela realização dessa mostra, que confere o desfecho apropriado para a matéria: de acadêmicxs para videomakers.
Prof. Lucas Carvalho
Aracnunimontes

Animação com live-action / Cor / 2023
Duração: 02 min. e 12s
Classificação indicativa: Acima de 12 anos
Sinopse: Parecia um dia comum na vida da estudante Fernanda Fernandes na Universidade Estadual de Montes Claros. Ela só não contava com a presença de algumas sinistras criaturas.
Atenção: Fique até o fim dos créditos.
Equipe: Cris Vilhena, Brenda Rafaela, Liliam Aparecida e Fernanda Fernandes
Bailarina e o segredo dos brinquedos

Animação / Cor / 2023
Duração: 01 min. e 38s
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Além de entreterem as crianças de uma escola, na ausência de seus donos, a bailaria e os brinquedos também compartilham um segredo: um universo fantástico de música, dança e imaginação.
Equipe Cafezim produções: Phelipe Mateus, Cleiton Oliveira, Fabrício Queiroz e Bruna Lauren
O segredo da sala 26

Animação / Cor / 2023
Duração: 01 min. e 57s
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Dois agentes de serviço secreto partem para uma missão ultraconfidencial que acontecerá na famigerada sala 26, local conhecido por conter os mais diversos perigos e obstáculos. Será enfrentando as maiores provações físicas e mentais que Ninja e Militar vão tentar alcançar o objetivo final dessa frenética aventura, permeada por muitos segredos.
Equipe: Júlia Bernardes, Selton Miller e Luci Chantal
Serpente Faminta

Animação / Cor / 2023
Duração: 01 min. e 59s
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Junte-se a uma cobra faminta em seu trajeto serpentino pelo mundo dos jogos eletrônicos, devorando desafios e crescendo vorazmente. Uma jornada única que mistura real e virtual cujo fim do jogo é mais do que tudo uma caixa de surpresas.
Equipe: Gleice, Nadlá Luiza e Priscilla Danielle
Uma mãozinha para liberdade

Animação com live-action / Cor / 2023
Duração: 02 min. e 30s
Classificação indicativa: Acima de 12 anos
Sinopse: Em um estalar de dedos, uma surpresa cômica e inesperada aguarda por esse desenhista na sala de aula.
Equipe: Amanda Amarante, Guilherme Silva, Lana Motta, Kellen Almeida
Imagens de making-of dos vídeos:













