Websérie: Conversos Café e Livros

Roteiro, direção e edição: Lucas Carvalho

Argumento: Lucas Carvalho e Pablo Rios

Ano de produção: 2019

Atores: Pablo Rios, Lucas Carvalho, Pedro Bittencourt, Felipy Lima Minotauro, Ludmila Cruz, Mestre Tibas, Jão das Artes, Nicolly Souza, Ênio Alves Lacerda, Vinicius Ribeiro, Henrique Rodrigues, César Saraiva

Câmeras: Vinicius Ribeiro, Lucas Carvalho, Jão das Artes, Nicolly Souza, Pablo Rios

Converso Café e Livros

“Quem é que compra livro, moço?”

A websérie “Conversos Café e Livros” foi inteiramente produzida e gravada em Montes Claros, no norte de Minas Gerais.

Sua trama mistura ficção e realidade, trazendo a história de Pablo Rios, um jovem que decide abrir uma pequena livraria na cidade e todos os contratempos por que ele passa na tentativa de vender seu primeiro livro.

A série foi produzida em parceria com a livraria real “Conversos Café e Livros”, que hoje tem o nome de “Conversos Café-Bar e Livraria”, e conta com 9 episódios de curtíssima duração – todos já disponíveis no YouTube, misturando humor com diversas referências literárias.

Instagram da livraria “Conversos Café-Bar e Livraria

Trailer:

Trailer websérie “Conversos Café e Livros”

TEMPORADA COMPLETA:

Ep. 1: Tem que abrir um boteco

Sinopse: Pablo Rios investiu todas as suas economias para abrir uma livraria na cidade de Montes Claros – a “Conversos Café e Livros”. Ele tem tudo: espaço bem localizado, cafezinho expresso e uma variedade de livros da altura de Isaac Bábel. Só faltam agora melhores clientes e passantes.

Ep. 2: Eu não quero um estado de espírito

Sinopse: Sim, as coisas podem melhorar e Pablo Rios sabe bem que nada como um cafezinho cedo para animar o estado de espírito e colocar as coisas no seu devido lugar. O único problema é que, atualmente, o devido lugar das coisas não costuma ser uma livraria física, mas a internet.

Ep. 3: Outra pessoa do pessoa

Sinopse: Há pessoas que não existem, que só podem ser fruto da nossa imaginação, ou da imaginação do Pablo, ou do Universo. Mas há um Pessoa que existiu e, no entanto, foi muito mais do que apenas uma pessoa. Ficou confuso? Não fique, Fernando!

Ep. 4: Merda!

Sinopse: Transmutar em matéria expressiva o conteúdo interno é tarefa para poucos, esses poucos que Pablo tanto preza e que digerem a vida em volumes escritos. Mas a substância do mundo não é de papel e palavra, e o que nos une a todos numa mesma história é outra inquietante presença interior que, quando aperta, sempre precisamos arrumar um lugar para pôr para fora.

Ep. 5: Um bride

Sinopse: O mundo está cada dia mais rápido e às vezes precisamos dar uma desacelerada na mente para pôr tudo em perspectiva. Ou será que o mundo está rodando na mesma velocidade e nosso pensamento é que está lento demais para perceber? Será que é melhor correr para alcançarmos mais cedo a frustação de não termos alcançado nada? São muitos Dilemas do Porco-Espinho para a mente de Pablo que talvez só um SPA, ou Einstein, ou uma caixinha de fósforo sejam capazes de solucionar.

Ep. 6: Como influenciar pessoas e fazer amigos

Sinopse: O embate do século entre metafísica e realidade, idealismo e materialismo, já estava anunciado desde a “Merda” do episódio 4. De um lado do ringue, água e cevada, do outro papel e letra impressa. Você já sabe de qual lado Pablo vai estar, agora é hora de você escolher o seu. Lembrando que ninguém ganha quando todo mundo perde, já dizia talvez Rocky Balboa (mas sempre dá para salvar um).

Ep. 7: Defunto não tem dignidade

Sinopse: “Vivo a sonhar o dia em que os necrológios comecem assim: evaporou-se o sr. desembargador Dioclécio Faundes”, disse Mario Quintana. Mas a realidade para aqueles que querem se livrar de corpos é muito mais dura e escura, como um porta-malas de carro. E Pablo vai descobrir que ainda pode piorar: basta adicionar gasolina na mistura!

Ep. 8: Ariano Suassuna

Sinopse: O que fazer quando não se sabe mais o que fazer com um personagem? Essa pergunta existencial da ficção literária já tomou a cabeça de muitos autores, mas Ariano Suassuna tinha uma resposta bem clara: juízo final. Vamos ver se essa resposta se aplica bem à realidade e se Pablo vai ter a coragem, típica dos grandes autores, de transformar uma pessoa em livro e pôr um ponto final na sua história.

Ep. 9: Tem que abrir um boteco

Sinopse: Sabe as biografias que o Sérgio Moro não leu? São a prova de que, de Jesus Cristo a Marx, as pessoas ficam melhor em livro. Mas, por detrás desse desapreço pelo ser humano que é transformar um ser humano em história, há uma cadeia de pessoas que dão o sangue e suor pela literatura, muitas vezes tendo que ver seus esforços sucumbirem diante de um Harry Potter da vida (ou da reciclagem de papel).


Deixe um comentário