Cozinha Fast Food e Curtas-Gráficos

Cozinha Fast Food, curtas e especiais

Arte para todos os gostos e tamanhos

Além dos programas Cozinha Gráfica, de longa duração, com entrevistas com artistas, a dispensa do projeto “Cozinha Gráfica” tem muitas outras receitas videográficas que atendem a todos os gostos e apetites.

Os “Cozinha Fast Food” são poções artísticas individuais, coletadas de livros da história da arte, que, com poucos ingredientes e sem muita complicação, podem transformar rapidamente sua casa em uma galeria.

E os curtas e especiais são obras de ficção que dialogam com a arte nos seus mais diversos aspectos, das febres de modismos que tomam conta do panorama visual, aos ofícios do cotidiano, que também têm seus inúmeros artistas desconhecidos. Delicie-se com esse menu variado

Teaser – história da Mona Lisa:

Cozinha FAST FOOD

O especiais Cozinha Fast Food são para quem quer apuro estético embalado com praticidade. Tratam-se de receitas artísticas de simples feitura, coletadas diretamente dos maiores chefs da história da arte, para que você possa fazer rapidamente em casa.

Nos programas, de curtíssima duração, apresentamos brevemente artista e obra escolhida, sua forma, história e conceito, os materiais necessários para executá-la e, é claro, o modo de preparo. Além disso, ainda fornecemos algumas opções alternativas da receita para você poder incrementar criativamente sua produção em casa.


Um dado é uma informação? Um objeto de jogo? Decerto é as duas coisas, e “Dados” também são uma obra de 1970, do artista brasileiro Cildo Meireles, que dá pra fazer num rolar de dados. Pareceu tautológico? É pra ser mesmo. Clique na imagem para saber mais

Só porque se trata de um ready-made do de Marcel Duchamp que basta pegar, pôr em exposição e está resolvido? Que nada! Até o que já vem pronto tem forma de preparo – ou seria atmosfera de preparo? Além disso, precisa temperar com poesia para dar certo. Clique na imagem para saber mais.

Quanto tempo deixa no fogo? Não é esse o problema. O problema é quanto tempo as chamas ficam acessas em sincronia. Nessa receita do artista cubano radicado nos EUA Félix González-Torres os relógios precisam se acertar por algum tempo, mas que seja eterno enquanto dure. Clique na imagem para saber mais.

Um bom prato não é composto apenas pela comida, mas pelo modo como ela é servida e apresentada. Por que com a arte seria diferente? Nesse especial gourmet, você vai aprender tudo que precisa para ter o que falar quando a arte te deixa sem palavras. Clique na imagem para saber mais.


CURTAS E ESPECIAIS

A raiz da arte está no artifício e o artifício está na raiz da ficção. Portanto, nada mais apropriado para falar, tanto da arte da vida quanto da arte na vida, do que essa prisma que é a poética, em particular a poética cômica.

Os curtas e especiais do Cozinha Gráfica são nossa porta de liberdade para experimentar tocar temas variados, muitos dos quais diretamente relacionados com a arte, temperados com humor – tipo de produção que já até gerou uma websérie completa sobre livros e literatura: a “Conversos Café e Livros“.


COZINHA GOURMET: ESPECIAL MOTORISTA DE ÔNIBUS

Muitos artistas são geniosos, carrancudos, adeptos do improviso, e dão nós em pingos d’água. Os motoristas de ônibus também. Nesse especial, falamos da arte desses profissionais do transporte público cujas linhas são traçadas no suporte de concreto e asfalto da cidade. Clique na imagem para saber mais.

CURTA GRÁFICO: TÍTULO ELEITOR

Numa democracia representativa, os eleitos para nos representar nos mimetizam à imagem do que somos ou somos nós que os mimetizamos? Fato é que essa obra de muitas mãos raramente produz um resultado que agrada. E, no final, é difícil saber quem é o criador e quem é a criatura. Mas o título de eleitor nunca nega a autoria. Clique na imagem para saber mais.

CURTA GRÁFICO: ROMEIRITE

Há coisas que só de ver contaminam. Se encostar então, nem se fala: pode sair da tela para qualquer superfície, inclusive pessoas. Se você estiver vendo, ou pior, tendo texturas estranhas pelo corpo afora. Corra para o médico. Ou para o museu. Pode ser a Romeirite. Clique na imagem para saber mais.

CURTA GRÁFICO: JARDIM DAS DELÍCIAS

“O inferno são os outros”, disse Sartre. Mas será que o dono do inferno concordaria com essa afirmação? É bem provável que sim! E que ele ainda te diria exatamente quem são os “outros”: esses artistas, que insistem em retratá-lo como um demônio Frankenstein, com os atributos de e Poseidon. Clique na imagem para saber mais.


Deixe um comentário