Procissão das Almas

Procissão das Almas

Guarde sua língua, a noite é dos mortos“. Às 00:05 do Sábado de Aleluia, as ruas da cidade histórica de Mariana – MG são tomadas por almas que saem em cortejo, vultos brancos encapuzados, entoando um cântico que sempre pede uma reza a mais para as almas que morreram sem confissão e sem cumprir pena.

A “Procissão das Almas” é uma procissão folclórica cuja origem centenária remonta às tradições de “Encomendação das Almas“, procissões Franciscanas, e que tem por base duas lendas: da “Maricota de Todos os Santos“, e da “Mulher das Penas“. A primeira, uma fofoqueira que fez até almofadinhas para os cotovelos para não ter que sair da janela, e a segunda uma caluniadora.

O vídeo-documentário do Cozinha Gráfica foi gravado durante a procissão de 2019 e foi lançando às 00:05 do Sábado de Aleluia de 2020. Ele coloca o espectador praticamente dentro do cortejo. Venha com a gente nessa viagem histórica e espiritual. Mas não olhe para trás! Porque a “Maricota de Todos os Santos” pode estar lá, te espiando.

Gravação e edição: Lucas Carvalho

Duração: 21 min. 40s.

Ano: 2020

Assista o vídeo-documentário:

“Reza mais, reza mais, reza mais uma oração. Reza mais, reza mais para alma que morreu sem confissão”

Parte do Canto ENToando durante a Procissão
Teaser:
Hebe Rola, que representa a “mulher das penas“, começa a explicar uma das lendas que embasam a Procissão das Almas

O professor Lucas Carvalho, coordenador do “Cozinha Gráfica”, e autor do vídeo-documentário sobre a procissão, participou do projeto “Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular“, promovido pelo SESC de Ribeirão Preto, numa live sobre a “Procissão das Almas“.

O evento foi realizado junto com a professora Hebe Rôla, pesquisadora, promotora da cultura marianense e uma das pessoas responsáveis por recuperar a tradição do cortejo, e Andrea Goldschmidt, fotógrafa paulista, produtora audiovisual e curadora do projeto. A produtora cultural Vandreza Freiria fez a mediação.

Acesse o vídeo abaixo para assistir: