Cozinha Gráfica: Retrato (selfie histórica) com Luiz Henrique Vieira

Cozinha Gráfica: Retrato (selfie histórica) com Luiz Henrique Vieira

O retrato é uma categoria da representação que tem o indivíduo e sua identidade como enfoque. Segundo nosso entrevistado, Luiz Henrique Vieira, artista, doutor em Artes pela UFMG, pesquisador e colecionador de retratos, trata-se de “uma representação das singularidades de um sujeito“.

Nesse episódio do Cozinha Gráfica, embarcamos numa grande viagem, conceitual e temporal, pelo retrato dentro da fotografia, a partir do acervo e das pesquisas de Mestrado e Doutorado do artista cuja vida e obra são muito ligadas esse meio e forma artística.

Conhecemos daguerreótipos, ambrótipos e ferrótipos, discutimos desde artistas que criam personas para se retratar aos cartões de visita oitocentistas, que exerceram grande função social para os retratados e fotógrafos. E, completando a viagem, levamos o tipo de retrato mais usado atualmente, a selfie, para os primórdios da fotografia, nos colocando (seria sobrepondo?) a diversos eventos históricos.

Roteiro e edição: Lucas Carvalho

Apresentação: Lucas Carvalho

Artista convidado: Luiz Henrique Vieiria

Produção: Lucas Carvalho e Thiago Pena

Câmera: Thiago Pena

Vinheta: Isabelle Utsch

Duração: 52 min. 22s.

Ano: 2017

Assista o programa completo:

Viaje com a gente pela história do retrato fotográfico. Mas não se esqueça de trazer sua câmera e de vir com a roupa apropriada para a ocasião.

Teaser 1:
Luiz Henrique Vieira aponta três retratos que ele considera importantes da história
Teaser 2:
Releitura de “Boulevard du Temple“, fotografia de Louis Daguerre que contém o primeiro registro de figuras humanas em foto

Comparação entre foto original e releitura feita no programa

Selfies históricas

Acesse a galeria e clique nos títulos Ⓘ das imagens para ler o diário da viagem

Deixe um comentário